O Getsêmani é um Movimento de Espiritualidade, com a premissa de formar jovens cristãos, sob os ensinamentos da Igreja Católica.
“A vocação getsemanita é o comprometer-se com a salvação das almas, através da pregação, proclamação do Evangelho, da catequese; e do acompanhamento espiritual aos Movimentos. Oferecer a experiência de um Cristo que está vivo, com o qual é possível encontrar-se”
(Padre Euclydes Bebiano dos Santos)
Para se tornar um getsemanita, o jovem e seus pais, precisam participar do Retiro do Getsêmani que é realizado em média 5 vezes ao ano (podendo variar por núcleo), no final de semana.
O retiro tem início na sexta-feira a noite e termina no domingo a tarde, com a Missa de encerramento. Durante os três dias, os cursistas são levados a experiências profundas sobre si mesmo, Deus e família. Todos os momentos são baseados em passagem bíblicas e que estimulam os jovens a fazer uma avaliação de sua vida e tomarem uma decisão, assim como Jesus fez no Jardim do Getsêmani.
Após o retiro, os cursistas são convidados não apenas ser luz no mundo, dando testemunho de conversão em suas famílias e nos ambientes em que frequentam. Eles são chamados a ajudar ativamente no Movimento e em suas Paróquias; servindo nos demais retiros, ajudando em eventos e demais ações em prol do Movimento, participando das Celebrações, frequentando o Grupo de Jovens, ajudando em multirão de limpeza.
Roupas comportadas, material de higiene pessoal, roupa de cama, blusas de frio e travesseiro.
Os cursistas são acompanhados por monitores, intitulados “anjos”, que darão as orientações necessárias antes e durante o retiro.